Evento acontece em julho, no Auditório da UFMA em Imperatriz

Frame de “Catadores de direitos”, documentário sobre a atuação da Cáritas Brasileira Regional Maranhão junto a catadores/as. Reprodução

O Auditório da UFMA em Imperatriz sediará o II Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, realizado pela Cáritas Brasileira Regional Maranhão e Cáritas Diocesana de Imperatriz. O evento conta com apoio do Fórum Lixo e Cidadania e do Fórum Estadual de Economia Solidária. Secretarias de Estado e municipais devem juntar-se aos apoiadores do evento.

“Estamos em contato com órgãos públicos que têm afinidade com a temática, já que o tema dos resíduos sólidos, além de urgente, exige deliberação, implementação e aperfeiçoamento de políticas públicas”, afirma Ricarte Almeida Santos, secretário executivo da Cáritas no Maranhão.

O encontro integra a continuidade do esforço de mobilização política e formação de catadores e catadoras de materiais recicláveis no Maranhão, na perspectiva da organização, fortalecimento e reconhecimento do segmento e a garantia de direitos e políticas públicas para o mesmo. “Catadores e catadoras eram, até bem pouco tempo, um segmento invisibilizado para o poder público e para a maioria das pessoas; felizmente, aos poucos, esta realidade está mudando”, afirma Ricarte.

O representante da Cáritas advoga a importância da mobilização de catadores e catadoras para a mudança de realidades locais. Segundo ele, o segmento desempenha um papel de extrema relevância na vida das cidades. “É fundamental mobilizá-los no sentido de incentivar sua organização e reconhecimento como sujeito de direitos que são, em vista de melhores condições de existência e trabalho”, defende.

O II Encontro Estadual de Catadores e Catadores de Materiais Recicláveis será realizado dias 23 e 24 de julho. A programação completa será disponibilizada em breve pela coordenação do evento.

No related posts.