Articulando a organização de catadores no Maranhão – Catadores de direitos. Capa. Reprodução

A Cáritas Brasileira Regional Maranhão está distribuindo a entidades parceiras e interessadas na temática o dvd com o documentário curta-metragem Articulando a organização de catadores no Maranhão – Catadores de direitos.

O registro audiovisual teve financiamento do Banco da Amazônia e é uma espécie de “prestação de contas” videográfica do projeto que dá nome ao filme. A peça audiovisual remonta um pouco da atuação da Cáritas junto ao segmento de catadores e catadoras de materiais recicláveis, que teve início em 2008, com o projeto Reciclando Vidas, e se estende agora com este projeto.

“Os catadores e catadoras de materiais recicláveis tem dado uma contribuição significativa à preservação do ambiente das cidades. Infelizmente ainda são vistos por parte da sociedade e gestores, em geral, como meros mendigos. É preciso que estes agentes incidam diretamente na políticas de resíduos sólidos, se não correm o risco de novamente ser excluídos, como historicamente sempre o foram”, alerta Ricarte Almeida Santos, secretário-executivo da Cáritas no Maranhão.

Interessados podem solicitar o dvd pelo e-mail caritas@elo.com.br, informando nome completo e contatos da entidade solicitante.