Bispo de Balsas, presidente da CPT Nacional, D. Enemésio é o novo bispo referencial da Cáritas no Maranhão

Foto: Zema Ribeiro

Conselheiros da Cáritas Brasileira Regional Maranhão receberam, na tarde de ontem (16), na sede da entidade, em São Luís/MA, a visita de D. Enemésio Lazzaris, novo bispo referencial de Cáritas no estado. Ele é também presidente nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Secretário executivo do Regional, Ricarte Almeida Santos apresentou à autoridade episcopal um panorama da atuação da Cáritas no Maranhão, destacando ações junto a catadores e catadoras de materiais recicláveis e a articulação da Rede Mandioca. A Cáritas está institucionalizada em seis dioceses no Maranhão: Bacabal, Viana, Imperatriz, Coroatá, Brejo e Balsas, além da arquidiocese em São Luís. Na Diocese de Caxias já se desenvolvem ações, antes da institucionalização da Cáritas Diocesana, o que deve ocorrer na próxima assembleia do Organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Lucineth Cordeiro, assessora de Desenvolvimento Solidário Sustentável Territorial, lembrou que “o fato de a CPT e a Cáritas terem em D. Enemésio o bispo referencial pode fortalecer ainda mais a parceria na luta por direitos e pela terra” – de acordo com o Caderno de Conflitos no Campo, publicação da CPT, o Maranhão é líder em conflitos fundiários pelo quarto ano consecutivo.

D. Enemésio conta com 40 anos de vida religiosa, tendo sido ordenado bispo pelo papa Bento XVI, em 2007. Está em Balsas desde março de 2008. “Mais uma vez Deus, através de vocês, me dá mais uma oportunidade de fazer coisas boas”, afirmou, agradecendo a acolhida de todos os membros do Conselho.

Ao fim da reunião ele conheceu as instalações e saboreou um lanche do cardápio da Rede Mandioca.