Conselho da Cáritas no Maranhão reuniu-se na sede da entidade no estado

O Conselho da Cáritas no Maranhão reuniu-se na sede do Regional, em São Luís, na manhã desta terça-feira (20). Na pauta do encontro, a preparação da 13ª. Assembleia Regional  da Cáritas Brasileira Regional Maranhão – que acontecerá em dezembro e terá caráter eletivo. Na ocasião, será realizada também uma avaliação das atividades desenvolvidas ao longo de 2012.

Entre as atividades por acontecer ainda este ano, também pauta da reunião, destaque para a realização da IV Marcha do Povo Contra a Corrupção e Pela Vida, que acontecerá 7 de dezembro, ocasião em que será apresentado um balanço da Campanha Popular Estadual pelo Direito Humano à Educação Pública, Gratuita e de Qualidade. Lançada em março no Vinhais Velho, a campanha é desenvolvida pela Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Associação de Saúde da Periferia, Redes e Fóruns de Cidadania do Maranhão, entre outras organizações regionais.

Conselho da Cáritas no Maranhão em frente às futuras instalações do Centro de Referência da Rede Mandioca

Participaram da reunião Aurilene Cardoso, Lucineth Machado e Ricarte Almeida Santos, do Secretariado Regional, a presidenta da Cáritas Arquidiocesana de São Luís Terezinha Moura, e os representantes de Cáritas Diocesanas Gilvan Alves (Brejo) e Maria Helena da Silva (Coroatá). Os conselheiros e conselheiras visitaram o Centro de Referência em Comercialização da Rede Mandioca, cujas obras estão sendo finalizadas – a inauguração deve acontecer em janeiro.

“A ideia é criar um espaço de referência para os produtos da agricultura familiar produzidos por grupos e comunidades filiados à Rede Mandioca, mas não só. Um articulador procurará inserir estes produtos no mercado, no estado”, afirmou Ricarte Almeida Santos, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão.