A Cáritas Brasileira Regional Maranhão, junto a outras organizações e movimentos sociais, tem apoiado sistematicamente as ações das Redes e Fóruns de Cidadania do Maranhão. Tais ações têm contribuído para as reflexões e lutas em defesa dos Direitos Humanos no estado e para a problematização do funcionamento do Poder Judiciário, a partir da realização de atividades como a Campanha Popular Estadual pelo Direito Humano à Educação Pública, Gratuita e de Qualidade (2012) e Tribunal Popular do Judiciário (2009), para citar apenas duas, de grande relevância e impacto.

Durante o período eleitoral resolveu-se realizar as atividades denominadas Comícios da Cidadania, onde os candidatos a prefeito de 30 municípios são convidados a assinar uma Carta Compromisso, na qual podem demonstrar seus compromissos com os anseios sociais, vez que o documento é fruto de amplos debates, elencando princípios da administração pública como moralidade, transparência, participação popular e as mais diversas políticas públicas. O documento é padrão, com especificidades que variam de município para município colocadas em anexo.

O juiz eleitoral Francisco Ferreira de Lima, da 68ª. Zona Eleitoral, decidiu suspender o Comício da Cidadania previsto para acontecer hoje, às 17h30min, em Coroatá/MA. Apesar de o magistrado reconhecer que “os movimentos sociais no Maranhão ganharam força nos últimos anos”, alega que “todo movimento social tem cunho político e nem poderia ser diferente, porque atrelados a tais movimentos existem atores que exercem atividade política, não necessariamente política partidária, porém tais atividades têm reflexo na política partidária, e isso ninguém deve duvidar”.

Toda ação humana é uma ação política, como não deixa de ser, também, a decisão judicial de que se extrai o trecho supra. A Cáritas Brasileira Regional Maranhão repudia veementemente o impedimento do exercício da cidadania em Coroatá/MA, em um processo que certamente teria influência nas eleições daquele município, ao demonstrar que candidatos têm e quais não têm compromissos com o povo, com o município e com o interesse público.

No related posts.