DO BLOG DO ITEVALDO

A cidadania maranhense deu um passo importante na construção de uma nova história, com a elaboração da Carta Compromisso – por uma administração pública transparente, participativa e garantidora dos direitos.

Fruto da ação coletiva de diversas entidades da sociedade civil, coordenada pelos Fóruns e Redes de Cidadania, Cáritas Brasileira/Regional Maranhão e ASP – Associação de Saúde da Periferia, a Carta Compromisso nada mais é do que um conjunto de políticas públicas que, aplicadas, garantirão, sem dúvida alguma, a todos os maranhenses a dignidade humana e a justiça social tanto almejadas.

A Carta Compromisso foi elaborada, assim, com a participação direta e ativa do povo, a partir de suas reais necessidades, com a indicação das principais políticas públicas a serem gestadas para a melhoria da qualidade de vida do povo.

É um instrumento legítimo da sociedade civil organizada, forma encontrada para o exercício do direito de cobrar uma administração pública transparente e garantidora de direito, bem como forma de manifestar o seu direito de pressionar para que os serviços públicos sejam prestados adequadamente, fiscalizando, denunciando e exercendo o controle social para que não haja corrupção e desvio de recursos públicos.

Para sua divulgação e adesão, planejou-se a realização de 30 atos públicos – Comícios da Cidadania, Reuniões Públicas e Encontros Comunitários, momento em que a carta seria apresentada aos candidatos ao cargo de prefeito, oportunizando aos mesmos tempo para as suas considerações sobre o documento e resposta pública quanto a assinatura ou não.

Leia o texto completo e veja a relação dos candidatos que assinaram a carta aqui.