“Estiagem, Grandes Projetos e Políticas Públicas” é o tema do encontro, que acontece em São Luís até o próximo dia 17

Começa amanhã (15) em São Luís, o Encontro Inter-regional Nordeste da Cáritas Brasileira, que reunirá agentes Cáritas de cinco regionais da entidade, além de representantes do Secretariado Nacional. O encontro acontece na Casa das Irmãs de São José de São Jacinto, no Filipinho, e tem como tema “Estiagem, Grandes Projetos e Políticas Públicas”. Na abertura, a análise de conjuntura, abarcando o tema do encontro, será realizada pelo professor Horácio Antunes, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Uma visita à comunidade de Vinhais Velho, no interior da Ilha, está programada para a tarde do dia 16. “É uma oportunidade de mostrarmos a outros regionais de Cáritas uma legítima experiência de luta, de resistência aos grandes projetos, como se configurou a luta da mais antiga comunidade de São Luís às investidas do Governo do Estado e sua Via Expressa, luta essa que tem, aqui, o apoio da Cáritas Brasileira Regional Maranhão”, afirmou o secretário executivo da entidade Ricarte Almeida Santos.

Na ocasião, agentes da Cáritas presentes ao encontro e moradores de Vinhais Velho serão agraciados com um show de Rosa Reis, que fará um passeio por diversos ritmos da cultura popular do Maranhão. “Um pequeno espetáculo musical para apresentar um pedaço do Maranhão a esta turma que luta por um Brasil melhor, com justiça e direitos humanos para todos”, classificou Ricarte Almeida Santos.

Entre os objetivos do encontro está a construção de estratégias de atuação conjunta no Nordeste, além do monitoramento do plano operativo anual e quadrienal da Cáritas Brasileira de acordo com a realidade das Cáritas reunidas neste Inter-regional. O encontro acontece até o próximo dia 17.