Documento tem por mote “o momento político-eleitoral que vivemos” e “vem a público trazer uma reflexão que ajude na tomada de consciência da responsabilidade de cidadãos cristãos, com o futuro das administrações e vereanças no Estado do Maranhão”.

Por ocasião da I Etapa do Curso de Doutrina Social da Igreja, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional NE V – Pastorais Sociais, publicou Carta aberta ao Povo do Maranhão por ocasião das eleições municipais de 2012. O documento é assinado por Dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Viana e referencial das Pastorais Sociais no Maranhão.

“Não sejamos filhos da precisão, mas da promissão do voto consciente e da dignidade da vida, da moralidade pública e do bem comum”, afirma trecho da missiva. O sacerdote cita diversos documentos canônicos e a legislação brasileira – leis 9840/99 e 135/2010, da Ficha Limpa – para fundamentar seu discurso em que deseja boas eleições ao povo maranhense, recomendando “muita consciência, provocando reflexão em grupo, em casa, no ambiente de trabalho, respeitando as opiniões e clareando nosso horizonte de escolha”.

A Carta foi lida e discutida durante a Formação em Políticas Públicas e Controle Social, de que participaram mais de 20 agentes da Cáritas no Maranhão nos últimos dias 3 e 4 de agosto. Leia a íntegra da Carta aberta ao Povo do Maranhão – Eleições 2012, da CNBB Regional NE V – Pastorais Sociais aqui.

No related posts.