Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges, mais conhecido simplesmente como Dom Xavier, bispo emérito de Viana, está celebrando Jubileu: aos 77 anos, ele completa 50 anos de ordenado padre. Foi vigário paroquial de bairros como Monte Castelo e Bairro de Fátima, em São Luís, assistente eclesiástico da Juventude Operária Católica maranhense, pároco nos municípios de São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos e bispo de Viana.

A celebração do Jubileu de Dom Xavier terá início com celebração neste sábado (30), às 9h, na Igreja do Bonfim, na Vila Nova, bairro onde hoje ele reside. O bispo referencial da Cáritas no Maranhão será homenageado ainda em Viana (2 de julho, à noite, na Catedral), São Benedito do Rio Preto (7, manhã) e Urbano Santos (8, manhã); dia 5 ele participa ainda da ordenação diaconal de um seminarista em Buriticupu.

“Dom Xavier é um exemplo vivo de uma Igreja historicamente comprometida com a causa dos empobrecidos e da luta por justiça em um estado profundamente marcado por desigualdades sociais. Por essa opção, ele pagou caro, foi preso pela ditadura militar, mas não abriu mão de seus ideais, nem se curvou ao poder. A trajetória de Dom Xavier é o rosto de uma combativa Igreja latinoamericana; é modelo que deve ser seguido pelos mais jovens, que fazem a Igreja hoje. Celebramos esta data com muita alegria”, afirmou Lucineth Machado, assessora da Cáritas Brasileira Regional Maranhão.

No related posts.